Skip to Store Area:

ELETRO AQUILA - Componentes Eletrônicos

O que é DVI e seus tipos

Já há algum tempo as placas de vídeo têm vindo com um conector chamado DVI (Digital Video Interface), que permite a ligação da placa de vídeo a monitores de cristal líquido que também possuam esta conexão.

A conexão VGA tradicional é analógica, assim como ocorre com outros tipos de conexão de vídeo tais como vídeo composto, super vídeo (S-Video) e vídeo componente. Como a placa de vídeo é um componente digital, é necessário converter os dados para o formato analógico para a transmissão, e depois o monitor de cristal líquido precisa converter estes dados de volta para o sistema digital.

Já a conexão DVI é feita de forma totalmente digital, apresentando a melhor qualidade de imagem na conexão do seu micro a monitores de cristal líquido. Há alguns poucos aparelhos de DVD topo de linha que também têm um conector deste tipo.

Na realidade existem os seguintes tipos de conexão DVI:

  • DVI-A: Esta conexão é analógica, porém com uma qualidade superior a do conector VGA.

  • DVI-D: Conexão digital. É o tipo de conexão que falamos.

  • DVI-I: Tipo de cabo que permite transmitir tanto sinais DVI-A quanto DVI-D.

  • Single Link: Permite resoluções de até 1920 x 1080 a 60 quadros por segundo.

  • Dual Link: Permite resoluções de até 2048 x 1536 a 60 quadros por segundo.

Não é possível ligar aparelhos com saída DVI-A a monitores LCD com entrada DVI-D e vice-versa. Se o transmissor for DVI-A, o cabo tem que ser DVI-A (ou DVI-I) e o monitor também tem que ser DVI-A. O mesmo vale para o padrão DVI-D. Na Figura 1 você confere a diferença existente entre esses conectores.

 

Figura 1: Diferenças estre os diversos conectores DVI

O pino maior no conector de DVI-I é mais longo do que o mesmo pino em um conector de DVI-D, assim não é possível conectar um macho DVI-I em uma fêmea DVI-D removendo os 4 pinos análogos. Embora seja possível conectar um cabo do macho DVI-D a um conector da fêmea DVI-I. Muitos monitores do LCD só tem a conexão de DVI-D, de modo que um macho de DVI-D baste para conectar o monitor a seu conector da fêmea dos computadores DVI-I.

DVI é o único padrão video difundido que inclui opções análogas e digitais de transmissão no mesmo conector. Os padrões competindo são exclusivamente digitais: estes incluem um sistema usando um diferencial de baixa tensão que o sinaliza (LVDS diferenciais da baixa tensão ), conhedicos por seus nomes proprietários FPD (para a exposição do LCD) ligação e FLATLINK; e seus sucessores, [[relação] da exposição de LVDS] (LDI) e OpenLDI.

Em resumo: se você tem um monitor LCD com entrada DVI, prefira usar este padrão de conexão para obter melhor qualidade de imagem.

Obs: A Telemar vende sua conexão ISDN (Integrated Services Digital Network) com o nome comercial de DVI (Dados, Vídeo e Imagem), que não tem nada a ver com o assunto que acabamos de explorar.

TABELA COMPARATIVA ENTRE OS TIPOS DE DVI

 

CONECTOR DVI COM DESCRIÇÃO DOS PINOS

 




Voltar

 

* Estamos desde 1983 no mercado, possuimos produtos antigos e difíceis de ser encontrados, "mosca branca".

Entre em CONTATO para obter informações de preço e disponibilidade de estoque.

 

Clique aqui para voltar para a loja virtual